Waterless Beauty: Uma Rotina de Cuidados sem Água
Waterless, em tradução do inglês, significa sem água. Tendência mundial surgida na Coréia do Sul, a waterless beauty resgata a tradição de cosméticos sem adição de água para fórmulas que exigem menos embalagens e proporcionam maior rendimento.
Água: de primeiro ingrediente a não-ingrediente
É possível que, escolhendo qualquer cosmético em sua prateleira, você se depare com “água” como primeiro item em sua lista de ingredientes.
A água tem papel fundamental em diversas formulações, agindo desde ingrediente hidratante até como veículo para outros ativos, como no caso de shampoos líquidos. Mas ela nem sempre é necessária, e é a partir daí que surgem cosméticos waterless, ou anidros no termo técnico.
Apesar da tendência ser nova, cosméticos anidros são formulações conhecidas e muito utilizadas há séculos. Com o avanço técnico esse resgate traz inovações em formulações diversas, desde shampoos e condicionadores sólidos até pós, bálsamos, seruns ou demaquilantes. Alteração que significa muitas vezes maior rendimento e menos embalagens plásticas.
Experimentar, testar, encaixar na rotina de cuidados
Waterless beauty é uma tendência que abarca uma gama muito grande de produtos, e cada um deles pode se encaixar de forma diferente em sua rotina de cuidados. Para saber qual o melhor pra você é preciso conhecer suas necessidades e analisar ingredientes e ação do produto desejado.
Shampoos sólidos, por exemplo, são alternativas incríveis e muitas vezes mais eficazes que os líquidos – mas é preciso antes entender qual a diferença entre shampoos saponificados e soap free para escolher uma fórmula que se adapte bem aos seus fios.
Seruns, bálsamos e demaquilantes para peles com tendência à oleosidade precisam ter formulações leves para não pesar, enquanto produtos waterless para peles ressecadas podem ser excelentes pela alta capacidade de emoliência, protegendo a pele em nível celular da perda de água transdérmica e devolvendo luminosidade, maciez e elasticidade.
Waterless beauty é sinônimo de sustentabilidade?
Quanto falamos de sustentabilidade é importante lembrar que existem muitas questões que permeiam essa palavra.
A origem dos ingredientes, como são cultivados, extraídos, sintetizados, transportados, consumidos são fatores mais amplos para os quais também podemos olhar. Um cosmético que não leva água pode se encaixar em uma rotina mais consciente de cuidados do corpo, mas sempre dentro de um quadro mais amplo de menos consumo e mais conhecimento sobre os impactos desse consumo.
É por isso que aqui na Trópica gostamos de falar em beleza consciente, ampliando as questões e lembrando que nossas ações precisam ser mais amplas que apenas encaixar novos itens em antigos hábitos de consumo.
Não há comentários