Um guia para escolher o shampoo em barra ideal
É comum encontrar dois tipos de formulação de shampoo em barra: saponificados e soap free. Tanto os óleos saponificados quanto os surfactantes sólidos limpam os fios por uma mecanismo similar, mas você sabe a diferença entre eles?
Entender como cada um é formulado e as diferentes ações nos fios ajuda muito no processo de adaptação aos shampoos sólidos. Nesse texto vamos explicar ponto a ponto as diferenças para que você possa escolher o shampoo em barra ideal para seus fios.

Shampoo em Barra
Sem Saponificação (soap free):
pH fisiológico e sem adaptação
Classificamos os shampoos feitos a partir de surfactantes sólidos como “sem saponificação” (ou soap free, ou seja, livre de sabão) por uma questão de sucessão. Afinal, a saponificação existe há aproximadamente dois mil anos, enquanto os surfactantes foram desenvolvidos há menos de cem anos.
Apesar do formato dos shampoos em barra ser o mesmo, existem diferenças essenciais para realizar a escolha pessoal. Os shampoos produzidos a partir de surfactantes permitem a seleção criteriosa de seus ativos, além do ajuste de pH. Ou seja, terá a fórmula equilibrada para o pH fisiológico dos fios e do couro. Isto significa uma maior adaptação às condições naturais dos cabelos, ideal principalmente para fios muito finos, oleosos ou couro sensível que tiveram dificuldade de adaptação a outros shampoos.
Sua formulação é feita pelo equilíbrio entre ingredientes de diferentes ações para atingir um resultado específico em cada fio, proporcionando formulações diversas para atender exatamente o que os fios necessitam. Mais surfactantes na fórmula pode indicar maior poder de limpeza e remoção de resíduos, maior concentração de óleos, manteigas e umectantes vai trazer um poder maior de emoliência e condicionamento para fios com tendência ao ressecamento.
Ao escolher um shampoo em barra soap free, lembre-se também que ele precisa atender suas características do couro cabeludo e que deve ser armazenado da forma correta para que dure mais.
Shampoo em Barra Saponificado:
produção a partir de óleos e gorduras
Aqui nos atentaremos a três coisas principais: a composição dos ingredientes na formulação, seu pH e a incompatibilidade com a água dura.
Diferente dos soap free, shampoos em barra saponificados são feitos a partir da reação entre óleos e gorduras e uma substância fortemente alcalina, como o hidróxico de sódio. Esta reação é chamada de saponificação porque gera “sabões” quando a substância alcalina neutraliza os ácidos graxos dos óleos.
Uma característica intrínseca dessas formulações é que os produtos formados nesta reação possuem pH alcalino, entre 8-10. Para o couro cabeludo sensível e alguns tipos de fios, esta pode não ser a melhor opção, dado que o pH natural dos fios e do couro é levemente ácido.
Existem locais onde a água possui uma concentração maior de íons cálcio e magnésio. Este tipo de água é chamado de água dura. Nestas condições, os shampoos saponificados terão uma performance inferior. A água dura faz com que eles não formem espuma tão bem e estejam mais sujeitos à formação de sais insolúveis que podem aderir aos fios, deixando a sensação de fios pesados.
Conheça nossa linha sólida soap free:



Gostaria de uma indicação de qual sabonete usar no meu caso, tenho psoriase no couro cabeludo e meu cabelo é bem fraco, cai muito e nasce pouco. Agradeço sua ajuda na escolha do melhor shampoo.
Olá, Emilene!
Nesse caso o ideal seria fazer a escolha com acompanhamento de uma dermatologista especialista nessa questão, mas os shampoos soap free são mais indicados pelo pH e suavidade 🙂
Nunca usei shampoo / condicionador sólidos, mas acho a ideia ótima, queria uma orientação. Sou oriental (mestiça), nunca pintei o cabelo, ele é normal. Lavo tipo dia sim, dia não.
Olá, Karine!
Para fios orientais nós indicamos fortemente nosso Shampoo Soap Free de Maracujá, Babaçu e Alecrim e o Condicionador Copaíba e Menta.
Eles são especialmente indicados para fios orientais por causa da cutícula mais fechada característica desse fios, que pede maior poder de limpeza mas também um pH equilibrado para mantê-los saudáveis 🙂
Ahh, que incrível!! Eu tentei por 3x usar o shampoo em barra saponificado (em 3 versões de ingredientes diferentes) e achei que, por ter tintura no cabelo, não havia me adaptado por isso… cada vez que usei fiquei uns 20 dias usando, mas ia piorando a cada dia, até que eu desistia 🙁 os fios ficavam pesados, embaraçados, até feios. Nunca pensei que a água pudesse ter tanta influência, nesse caso. Vou comprar o soap free para experimentar!! 😀
Oi, Laryssa querida! Obrigada pelo relato, é realmente algo muito comum a incompatibilidade de shampoos saponificados com a água dura – esperamos de coração que o soap free se adapte bem por aí <3
Oieee!!! Vim dar o feedbak do shampoo soap free de Maracujá, Babaçu e Alecrim. SENSACIONAL! Já usei bastante, está no finalzinho e a experiência está sendo maravilhosa. O problema que eu enfrentei realmente era a “água dura”. Que bom que vocês lançaram essa versão e explicaram com toda didática sobre o assunto no blog e eu pude dar uma segunda chance aos shampoos sólidos. E quando eu havia desistido da outra vez do shampoo, me sobrou o condicionador sólido (ainda bem que guardei) e estou usando o shampoo e o condicionador sólidos de vocês. Muito obrigada e já estou selecionando outra compra de shampoo para experimentar! ♥
Que alegria ler seu relato, querida! Identificar a diferença entre as formulações é realmente essencial para uma boa adaptação. Obrigada pela gentileza em nos contar sua experiência!
Olá! O soap free seria a versão low poo?
Uso shampoo em barra há algum tempo, mas confesso que meu cabelo (cacheado) fica menos hidratado. Talvez pq eu não esteja usando o correto. Nunca usei a marca de vcs, por isso a dúvida. Faço uso de produtos low poo há uns 7 anos e gosto bastante do resultado. Gostaria de usar shampoos em barra que tb funcionassem dessa forma. Obrigada!!
Oi, Juliana!
Isso, os soap free são também indicados para low poo 🙂
Dependendo das formulações os shampoos saponificados realmente podem abrir mais a cutícula de fios cacheados e levar ao ressecamento, espero que o soap free tenha excelentes resultados em seus fios <3
Experimentei o shampoo soap free de vocês e achei super bom! Indico muito. Estava tentando me adaptar ao shampoo saponificado mas os fios estavam muito pesados. A opção soap free resolveu esse problema =)
Oi, Michele! Muito obrigada pelo relato, formulamos os shampoos soap free exatamente para essa finalidade e saber que eles realmente estão deixando quem usa satisfeita é uma enorme alegria para nós! <3
Amei o post! Vocês explicam bem direitinho a diferença e é muito claro. Acho os shampoo sem saponificação bem melhor! Eles não deixam os fios tão ressecado e não deixam aquela sensação de aspereza quando enxágua!
Olá, Nicolle! São realmente bem melhores na adaptação, né? Ficamos felizes que o conhecimento tenha te proporcionado uma experiência melhor com os shampoos sólidos.
Ola! Gostaria de saber se os shampoos em barra podem ser usados por quem faz progressiva, sem que prejudique o efeito do alistamento.
Olá, Karla! Podem sim, especialmente os soap free, já que são formulados para cuidar da cutícula capilar enquanto limpam os fios. Se desejar ajuda em escolher um shampoo de nossa linha, estamos à disposicao 🙂