O que é e como aliviar queimadura solar
Proteção solar é assunto sério, e queimadura solar é tópico essencial para entender os processos que acontecem em nossa pele, como prevenir e aliviar seus sintomas caso aconteça.
O que é queimadura solar?
Queimadura solar é um tópico complexo: o que chamamos de queimadura é, também, uma inflamação.
Até onde se sabe, funciona mais ou menos assim: os raios ultravioleta danificam tanto as células da pele que nossos mastócitos, células de defesa, respondem rapidamente liberando fatores inflamatórios, como o TNF-α. Essa sigla significa “fator de necrose tumoral”: elas agem provocando a apoptose (ou seja, a morte) de células tumorais. Mas que células são essas? As células de nossa pele que receberam uma carga de radiação solar tão grande que tiveram danos irreparáveis ao seu DNA, causando risco de desenvolvermos câncer de pele.
Esse processo gera uma grande inflamação cutânea que chamamos apenas de queimadura, mas como vimos a coisa é bem mais embaixo.
Evitar queimadura solar é o passo mais importante
É por isso que a exposição inadequada ao sol precisa ser evitada por todos os meios: evitando exposição ao sol intenso, se protegendo sob a sombra, com chapéus, roupas frescas, óculos de sol e, claro, com muito protetor solar. Aqui não tem certo ou errado e o mais importante é que ele seja eficaz: escolha aquele que se adapte bem à sua pele, que seja acessível à sua realidade e que você poderá usar diariamente, reaplicando quantas vezes forem necessárias.
Soluções caseiras como óleo de coco ou protetores solares feitos artesanalmente não são seguros e podem passar uma falsa impressão de eficácia, que faz com que as pessoas se exponham mais ao sol sem a proteção adequada e sejam mais vulneráveis à queimadura solar.
Mas mesmo tomando todos os cuidados, podemos às vezes calcular mal uma caminhada até o mercado em um dia nublado de verão e ganhar uma queimadura solar – quando isso acontece, é possível ajudar nossa pele em seu processo de recuperação, hidratando, nutrindo e aliviando os sintomas incômodos.
Como aliviar os sintomas de uma queimadura solar?
Há diferentes tipos de queimaduras solares, e aqui é preciso se atentar seriamente aos sintomas que a acompanham.
Caso você tenha passado muito tempo sob o sol e sua pele apresente bolhas, dores e sintomas como febre, dor de cabeça, vômitos e desidratação é necessário buscar atendimento médico emergencial, já que esses são sinais de insolação. Sintomas recorrentes como coceira, vermelhidão e até mesmo surgimento de bolhas após breve exposição ao sol podem ser sinais de alergia ao sol, ou dermatite solar, e também deve ter encaminhamento médico.
Mas em casos mais leves, onde a pele apresenta apenas vermelhidão normal no pós sol, podemos ajudar na recuperação com algumas medidas e adaptações simples:
- Evite banhos longos, água quente e sabonetes abrasivos. Fórmulas mais hidratantes ajudam a não danificar a função barreira da pele durante a limpeza, o que ajuda o processo de recuperação,
- Em casos de pele secas ou com tendência ao ressecamento, a oleação antes do banho pode ser um fator diferencial para a recuperação da pele,
- Hidrate a pele constantemente com hidratantes bastante emolientes. O alto conteúdo de óleos e manteigas vegetais ajuda a pele a manter sua hidratação através de um processo de reposição do manto hidrolipídico, prevenindo a desidratação,
- Géis a base de aloe vera ajudam a aliviar a desidratação, já que a babosa para queimadura é bastante eficaz, mas devem ser usados em conjunto com hidratantes mais emolientes e óleos vegetais para aumentar sua eficácia,
- Não coce, estoure bolhas nem remova peles descamando que surgirem no processo de cicatrização da queimadura solar. Pele machucada pode levar a outros processos inflamatórios e até mesmo infecciosos,
- Beba muita água, consuma alimentos frescos e priorize tudo aquilo que é nutritivo e saboroso: nossa recuperação é principalmente de dentro para fora,
- Evite exposição ao sol enquanto persistirem os sintomas – cuidar da pele sensibilizada é essencial para que ela se recupere mais rápido.
Os cuidados não param por aqui
Dentro de alguns dias a pele já começa a dar sinais de melhora da queimadura solar, com a sensibilidade e vermelhidão diminuindo conforme nosso corpo restaura naturalmente seu estado saudável. Os cuidados com a proteção solar devem, no entanto, continuar: os danos solares são cumulativos e prevenir é o melhor caminho para a manutenção da saúde da pele ao longo de toda a vida.
Referências:
The sunburn cell: regulation of death and survival of the keratinocyte – PubMed (nih.gov)
Não há comentários