BLOG

Pré poo caseiro: ele faz a diferença :)

Por: Equipe Trópica em 29/04/2021

Você certamente já ouviu falar sobre pré poo caseiro por aí – hoje vamos explicar como ele funciona e como fazer para ter resultados incríveis com a técnica!

O que é pré poo?

Pré poo é um termo que se refere a algo aplicado no cabelo antes do shampoo – ou seja, é uma pré lavagem. A técnica consiste basicamente na aplicação de alguma substância nos fios antes da lavagem para protegê-los e suavizar a ação limpante dos shampoos.

Geralmente nessa pré lavagem são aplicados cremes mais pesados ou óleos vegetais puros nos fios para que o shampoo não seja tão agressivo ao cabelo. Há também a possibilidade de fazer o pré-poo com condicionador para ajudar a desembaraçar o cabelo e evitar a quebra!

Com o que fazer pré poo caseiro?

Você pode usar diversas substâncias para sua pré lavagem, e cada uma terá uma finalidade diferente:

  • Óleos e manteigas vegetais agem fazendo a reposição lipídica dos fios, aumentando a lubrificação da cutícula e facilitando a formação de cachos, além de evitar a quebra pelo atrito entre as cutículas. Essas substâncias também ajudam a proteger os fios de shampoos com substâncias limpantes muito concentradas. Para saber qual óleo indicado para seu fio é só consultar aqui.

  • Cremes e máscaras mais pesadas podem fazer a reposição de água, lipídios e aminoácidos nos fios, além de também ajudarem a aliviar a ação agressiva de shampoos mais limpantes. São indicados para fios mais porosos, secos e danificados.

  • Já a babosa é um excelente umectante, ajudando na hidratação capilar, enquanto o melaço ajuda tanto na hidratação quanto na reposição de nutrientes. Ambos são leves e fáceis de retirar na lavagem.

  • O pré poo com condicionador ajuda tanto a desembaraçar os fios antes da aplicação do shampoo, que evita quebra e desgaste das cutículas, como também funciona como um co-surfactante, limpando de forma suave junto ao shampoo. Se seus fios são mais lisos e finos, essa é uma excelente opção.

Como fazer?

1) Aplique o produto de sua preferência
em todo o cabelo

A escolha do produto para o pré poo caseiro com varia de acordo com sua rotina de cuidados capilares. Se você segue uma rotina low poo, é necessário que o cremes e condicionadores sejam liberados para essa técnica.

A aplicação do produto deve ser feita no comprimento, em movimentos espalhando de cima pra baixo, sem friccção entre os fios para que não haja desgaste das cutículas da fibra capilar ou quebra, gerando frizz. A quantidade aplicada também é importante: ela varia de acordo com o tipo de frio e o comprimento do cabelo, mas deve ser o suficiente para protegê-los sem dificultar a retirada na lavagem.

Se você quiser aplicar na raiz, deve verificar as indicações de uso do produto escolhido. Óleos vegetais podem ser aplicados com massagens suaves para estimular a circulação sanguínea do local, enquanto condicionadores com ativos catiônicos convencionais não devem ser aplicados diretamente na pele.

Em todo caso, no pré poo com condicionador é importantíssimo se atentar para a formulação do condicionador, caso você opte por ele: para a técnica funcionar é necessário que ele tenha tensoativos catiônicos – ou seja, realmente aja como um condicionador. Se não tiver, a ação dele é a mesma de um creme comum. Os ativos catiônicos mais presentes em formulações são:

Convencionais:
behentrimonium methosulfate
behentrimonium chloridecetrimonium
chloridepolyquaternium-7behenamidopropyl
dimethylamine stearamidopropyl
dimethylamine
Naturais*:
brassicyl isoleucinate
esylate brassicyl valinate
esylate brassicamidopropyl
dimethylamine guar
hydroxypropyltrimonium chloride
* classificação baseada nos parâmetros de certificadoras naturais, como a Ecocert

2) Deixe agir e então aplique
o shampoo nos fios

O pré poo pode ser aplicado de diferentes formas e por períodos diferentes, de acordo com sua necessidade e disponibilidade.

Para fios mais ressecados o ideal é que o produto seja aplicado por pelo menos 10 minutos antes da lavagem, enquanto na técnica de pré poo com condicionador este pode ser aplicado imediatamente antes da lavagem.

Durante a lavagem o shampoo deve ser aplicado primeiramente na raiz em massagens suaves mas estimulantes, e depois de formada a espuma ela deve ser arrastada pelo comprimento dos fios sem esfregá-los. Caso necessário, pode reaplicar.

3) Enxaguar e finalizar de acordo com sua preferência

Aqui é hora também de avaliar se a quantidade de produto aplicada foi ideal: saiu fácil com o shampoo ou ficou resíduo? Foi muito pouco? A partir dessa análise é só ajustar a próxima aplicação 🙂

Já a finalização pode variar de caso a caso: é importante o uso do condicionador para realizar o equilíbrio eletrostático dos fios, mantendo as cutículas mais fechadas e selando a hidratação dentro da fibra capilar. Cremes e leave-ins também podem ser usados conforme a necessidade – não há conflito entre as técnicas.

E aí, testou?

Se você testou essa técnica de pré lavagem, conta pra gente sua experiência? Estamos levantando relatos para atualizar nossas orientações de uso! Pode ser aqui nos comentários ou por email 🙂

Imagem: Tanya Satina

2 comentários em “Pré poo caseiro: ele faz a diferença :)

  1. quantas vezes na semana posso fazer o pre poo ??

    1. Oi, Juliana!
      Se seus fios tiverem tendência ao ressecamento, pode fazer todas as vezes que for lavar 🙂 Se não, uma vez por semana é o suficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *