Como receber suas encomendas

Quando os cuidados necessários à prevenção da disseminação do SARS-CoV2 começaram a ser divulgados, buscamos um protocolo de biossegurança sobre como receber encomendas por algum tempo e até o presente momento não encontramos. Por isso desenvolvemos nosso próprio pequeno manual com sugestões de como receber suas encomendas nos próximos meses. Essa lista não é definitiva e seguiremos monitorando pesquisas recentemente publicadas para atualizá-la conforme surgirem novas informações sobre o comportamento do vírus. Se você é especialista nisso e tem algo a acrescentar, entre em contato conosco 🙂

Os Correios, serviço que usamos para envio de nossas encomendas, já estabeleceram algumas diretrizes para minimizar o contato entre entregadores e clientes. Uma delas é a substituição da assinatura do recebedor pelo nome legível e RG informados ao funcionário no ato da entrega. Até esse momento não se sabe ao certo o risco de contaminação no caso do contato com a carga viral presente em superfícies, porém sugerimos fortemente os seguintes passos para evitar a contaminação de forma preventiva, caso haja esse risco.


1) Tenha em mãos sua própria caneta caso seja necessário assinar a entrega, evitando compartilhar a caneta trazida pelo entregador. Isto vale não só para encomendas enviadas pelos Correios como também para transportadoras que ainda não tenham adotado medidas de distanciamento, ou caso você receba-as diretamente de porteiros ou zeladores.

2) Mantenha a distância mínima entre você e o entregador. Recepcione bem o funcionário de entregas, que está na linha de frente de exposição, mas explique sobre seus cuidados ao receber a encomenda. Você pode pedir para que ele deixe a caixa em alguma superfície para que você recolha quando ele se afastar, por exemplo. Caso tenha que assinar algo e eventualmente trocar objetos com o funcionário de entregas, mantenha a distância, de forma que você pegue e devolva o objeto esticando seus braços. Desde o momento em que receber o pacote, não encoste em seu rosto até que você possa higienizar as mãos.

3) Ao receber a encomenda, tenha uma “área suja” onde fará a manipulação da caixa. Ela pode ser fora de casa, na garagem, por exemplo. Caso essa área seja dentro de casa, escolha um local ou superfície que poderá ser higienizado após o processo e esteja longe do alcance de animais domésticos, crianças e idosos durante todo o período de manuseio. Tome ciência das superfícies e objetos que irá tocar levando a encomenda para dentro de casa. Isso inclui absolutamente tudo que foi tocado: maçanetas, chaves, interruptor, caneta etc.. Iremos higienizar essas superfícies posteriormente.

4) Abra a caixa e a deixe posicionada de forma que consiga retirar o preenchimento e os produtos de dentro, mas ainda não mexa no conteúdo de dentro da caixa.

5) Higienize suas mãos com água e sabão de forma completa (caso tenha dúvidas, veja este guia aqui). Isto é necessário para não contaminar os produtos que estão no interior da caixa.

6) Retire o preenchimento e os produtos cuidadosamente, sem encostar no exterior da caixa, e coloque-os em um local limpo e separado.

7) Descarte a caixa no lixo, de preferência já fora de casa.

8) Higienize as mãos e posteriormente as superfícies que foram tocadas durante o recebimento e manipulação da encomenda. Isso inclui as chaves, maçanetas internas e externas, interruptores, caneta, objeto usado para abrir a caixa e a superfície onde a encomenda estava apoiada. Faça a higienização dos mesmos com água e sabão, álcool 70% INPM ou água sanitária diluída.

9) Higienize as mãos com água e sabão novamente. Pronto, agora você já pode pegar seus produtos! Caso você sinta necessidade, o mesmo procedimento de limpeza pode ser realizado com o conteúdo.