BLOG

lavar cabelos cacheados

04 Passos Para Lavar Cabelos Cacheados Corretamente

Por: Equipe Trópica em 06/10/2021

Para lavar cabelos cacheados corretamente precisamos unir um bom produto a uma boa técnica: é o que vamos te ensinar aqui!

01 – Aplique o shampoo diretamente no couro cabeludo, não no comprimento.

É isso mesmo que você leu: shampoo é formulado principalmente para lavar o couro cabeludo, parte mais importante e essencial se queremos fios que cresçam com saúde. Ele não pode ter acúmulo de sebo, células mortas, umidade nem sujeira do dia a dia, por isso comece aplicando seu shampoo diretamente no couro e massageando suavemente, mas limpando de forma eficaz.
(Fica aqui que volto no final pra falar sobre a importância de também escolher a formulação correta.)

02 – Massageie até formar espuma e sentir o couro BEM limpo

Os movimentos não podem ser agressivos nem suaves demais. Se você tem feridas, cuide das regiões onde elas estão para não machucá-las. Se tem caspa e sente necessidade, pode lavar 2x até sentir que seu couro está limpinho e sem resíduos. Essa limpeza não é rapidinha, mas também não precisa levar mais que 2-3 minutos.

O importante aqui é lembrar de lavar toda a extensão do couro cabeludo, não apenas o topo da cabeça, e usar uma pressão gentil, mas vigorosa o suficiente para limpar bem. Vale lembrar como seu cabelo é lavado no salão e mimetizar em casa! Quais movimentos a cabelereira faz? Qual pressão aplica? Quais áreas são mais focadas durante a lavagem?

03 – Arraste a espuma formada pelos fios SEM esfregar

Pelo amor da deusa do cabelo: jamais esfrege ou friccione fios cacheados durante a lavagem!

Isso porque fios cacheados têm a cutícula mais suscetível a danos, e a fricção durante o banho é uma das formas mais comuns de agredi-las. O simples arraste da espuma pelos fios já é capaz de fazer a limpeza necessária, carregando as partículas de sujeira.

Outro ponto importante para lavar cabelos cacheados é que todo movimento seja feito sempre da raiz às pontas para preservação da cutícula, nunca o contrário e nem lateralmente. Quanto mais cuidadosa for a lavagem nesse momento, melhor será o crescimento e manutenção do comprimento dos fios.

lavar cabelos cacheados

04 – Enxague muito bem para não deixar resíduos, mas não mexa muito nos fios

Enxaguar bem é a finalização perfeita para lavar cabelos cacheados. Essa etapa é essencial para que o shampoo saia dos fios levando a sujidade embora. Um enxague mal feito deixa resíduos de sujeira e shampoo, tudo o que não queremos. Se você usa shampoo sólido saponificado e sente que seus fios têm resíduos após a lavagem, dá uma lida nesse post aqui.

A temperatura da água é importante: não precisa ser gelada a ponto de ser desagradável (o banho é um momento gostoso e todo seu, não se torture!), mas evite lavar os fios e o couro com água escaldante.

Nesse momento você não deve tentar desembaraçar seus fios: só faça isso após a aplicação do condicionador. É ele que irá equilibrar as cargas que estão na superfície dos fios, deixando os cachos maleáveis e sem nós, o que evita a quebra e o desgaste das cutículas.

Escolher uma boa formulação é essencial

Sim, o método mais eficaz e gentil de lavar cabelos cacheados precisa ser aliado a uma formulação que limpe ao mesmo tempo que traga a emoliência tão necessária aos fios cacheados. Para isso avalie se a fórmula escolhida tem óleos e manteigas vegetais, em caso de formulações naturais ou low poo.

A limpeza de fios cacheados precisa ser equilibrada devolvendo uma parcela ideal de oleosidade retirada dos fios durante a lavagem para que eles se mantenham lubrificados depois de secos. É esse equilíbrio que proporciona que seus fios cresçam com saúde e se mantenham saudáveis ao longo do tempo, sem necessidade de aparar as pontas constantemente.

A Trópica tem uma linha especial para cuidado de cabelos cacheados e crespos, deixando os fios soltos, com brilho, cachos saudáveis e super bem formados. Vem conhecer!

Ah, salva o resuminho:

lavar cachos

Imagem de Capa: Karolina Grabowska e Lee Chinyama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *