BLOG

vinagre de maçã no cabelo

Brilho e Fios Soltinhos com Vinagre de Maçã no Cabelo

Por: Equipe Trópica em 19/02/2021

Já ouviu falar sobre o uso de vinagre de maçã no cabelo mas ainda não sabe direitinho como fazer? Tem medo de ficar com os fios cheirando a salada? Vem com a gente que vamos explicar como funciona, como fazer e como retirar o vinagre dos fios sem deixar cheiro! 🙂

Pra que serve?

O enxague com solução de vinagre de maçã no cabelo é utilizado geralmente depois da lavagem para doação de brilho aos fios devido ao fechamento das cutículas – mecanismo que também auxilia na prevenção de frizz e manutenção da hidratação por mais tempo.

Como funciona?

O mecanismo de ação desse método é extremamente simples: devido ao pH ácido, a solução de vinagre auxilia no fechamento da cutícula dos fios. Básico e eficiente, né?

O vinagre PRECISA ser de maçã?

Não necessariamente!

Apesar de haver diferença em alguns ativos de acordo com o vegetal utilizado, o que nos interessa aqui é a acidez e o pH dele. Isso significa que você também pode usar vinagre de outras frutas e cereais (uva, arroz etc) além do vinagre de maçã.

O vinagre de maçã ou uva orgânicos ou artesanais carregam consigo mais nutrientes e alguns microorganismos probióticos do processo de fermentação, mas não são indispensáveis. Se você só tiver o vinagre comum de cozinha, pode usar ele mesmo!

Uma palavrinha sobre o vinagre

Vinagre vem do francês antigo e significa basicamente “vinho azedo” (no original, vyn egre). A produção industrial do vinagre reproduz esse processo natural e geralmente envolve fermentação e depois transformação do álcool gerado nesse processo em ácido acético.
A produção industrial geralmente produz uma solução super ácida (em torno de 14% de concentração de ácido acético), que é diluída em água e vendida como vinagre.

A “acidez” indicada na embalagem é, na verdade, a concentração de ácido acético daquela solução. Ou seja: o vinagre que compramos já é diluído (geralmente com concentração de 4% a 6%), mas é importante fazer uma diluição ainda maior quando for aplicar vinagre no cabelo. Vamos à explicação:

Diluição do vinagre: passo essencial para o sucesso

A concentração de 4% a 6% do vinagre ainda é muito alta para nossa pele e cabelo, e o ideal é fazer uma segunda diluição. Uma quantidade razoável é diluir uma colher de vinagre em 500ml de água. Pode parecer muito pouco, mas lembra que eu disse que o que interessa aqui é a acidez e o pH dessa solução?

Pois bem, veja nas imagens a seguir a diferença de pH entre o vinagre puro e o diluído:

vinagre de maca no cabelo Copia

A diluição traz alguns benefícios, como a redução da acidez e o pH mais gentil com a pele e os fios – mas também a redução do cheiro residual.
Isso significa que dá pra aplicar sem ficar com os fios cheirando a salada! Ele pode até ter um leve aroma de vinagre, mas desaparece em minutos com os fios secos.

Aplicação nos fios

A aplicação pode ser feita antes da lavagem ou depois.

  • ANTES da lavagem ela agirá como um pré poo (já falei sobre isso aqui). Nesse caso é preciso apenas enxaguar os fios com essa solução e aplicar shampoo normalmente.
  • DEPOIS da lavagem ela agirá selando as cutículas devido ao pH levemente ácido. É só lavar os fios, retirar o shampoo e aí aplicar a solução.

Daí em diante é importante descobrir o que mais dá certo com você: quantas vezes na semana aplicar, qual vinagre utilizar e se você deixa a solução nos fios ou enxagua novamente depois!

Conta pra gente depois como foi sua experiência e qual método deu mais certo com seus fios 🙂


Imagem: Estudio Bloom/Unsplash

2 comentários em “Brilho e Fios Soltinhos com Vinagre de Maçã no Cabelo

  1. Amei a dica, vou fazer. Muito bem explicado!

    1. Conta pra gente depois o que você achou? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *