BLOG

autocuidado

04 Formas de Autocuidado para Começar Hoje

Por: Equipe Trópica em 13/10/2021

Autocuidado não precisa de esforço, grandes investimentos nem muito tempo: cuidar do seu corpo, mente e espírito é possível e você pode começar agora mesmo. Como? Vamos te mostrar.

01. Celular Tem Hora e Lugar
Para Estar ao Nosso Lado

Sim, nós sabemos que você fica o dia inteiro com o celular por perto: tá tudo bem 🙂
Ali estão seus contatos de trabalho, grupos de amigas e conexão com pessoas amadas. Ele vai te acompanhar a maior parte do dia, mas tem dois momentos em que podemos e devemos nos desconectar: ao acordar e antes de dormir.

Esse ritual é parte essencial da higiene do sono e vai ajudar seu corpo e sua mente a desacelerarem nessa hora tão importante. Você pode deixar o celular no modo silencioso em outro cômodo da casa, o que evita a tentação de espiar as redes sociais logo pela manhã, e usar um despertador convencional para acordar.

Rever seu dia antes de dormir, fazer séries de respirações mais longas e profundas e ficar longe do celular também é uma forma de autocuidado.

02. Alimentação é Muito Mais que Medir Calorias
e Contar Nutrientes

Comer bem é essencial para uma vida saudável e equilibrada, mas isso não significa contar todas as calorias que você ingere, muito menos escolher seus alimentos apenas pelas alegações nutricionais.

Pense em sua alimentação como um todo é muito mais saudável: ela vai te nutrir, mas também te trazer alegria e prazer em muitos momentos. Tenha um café da manhã mais reforçado, um almoço com um prato mais colorido e um jantar mais leve para garantir um sono bom. Evite o excesso de alimentos que te causem indigestão, mas se permita comer o que você gosta também. De tudo um pouco, equilibrando a vontade com aquilo que sabemos que cuida de nós mesmas.

Um almoço gostoso e nutritivo com bolo caseiro com receita da vó de sobremesa também é uma forma de autocuidado.

03. Desafios Existem Para Todas Nós:
Não se Compare

Quando começamos a jornada de autocuidado podemos nos sentir mal: parece que todo mundo tem rotinas melhores, processos mais interessantes, se sentem felizes comendo salada e fazendo exercício físico. Olhamos para nós mesmas e pensamos que jamais seremos assim.

Nesses momentos lembre-se: todo mundo tem dificuldades, a diferença é que vemos as nossas, não as dos outros.
Se deparou com um desafio nesse caminho? Não tem problema: se acolha, lembre-se que todo mundo está passando por algo parecido sem que a gente saiba. A vida real é repleta de nuances todos os dias até mesmo para a blogueira que parece ter uma vida sem problemas.

Se acolher em nossas imperfeições e lembrar que somos perfeitas como somos também é uma forma de autocuidado.

04. Todo Dia é um Novo Dia

Mudanças não acontecem do dia para a noite e é preciso tempo e paciência para se permitir viver esses processos. Alguns dias serão melhores, outros mais desafiadores e não tem problema algum: cada dia vivido é diferente do outro e carrega a oportunidade de mudar, se corrigir mais uma vez naquilo que erramos.

Errar, aliás, é a melhor forma de identificar o que ainda precisamos aprender.
Diante de cada erro, se acolha amorosamente e se lembre que não há pressa alguma nesse processo.

Respeitar seu tempo e compreender que todo novo dia é uma oportunidade de melhorar também é uma forma de autocuidado.

05. Bônus: Não se Culpe Por Querer Cuidar de si.

Estar bem é essencial para poder fazer tudo o que sonhamos, desejamos e precisamos.

O mundo precisa de pessoas maravilhosas como você, nas pequenas e nas grandes coisas. O bom dia ao porteiro e as grandes articulações sociais têm uma coisa em comum: pessoas por trás delas! Essa pessoa é valiosa e precisa estar bem.

Na próxima vez que a culpa bater por pensar em fazer mais por si mesma, lembre-se: autocuidado é também sobre estar bem consigo mesma para poder cuidar do mundo.

autocuidado 3

Imagem: Alma del Cassini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *